Geral Tocantins

Polícia Militar recebe visita técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida para profissionais da segurança pública em Palmas

Objetivo é conhecer e difundir as boas práticas de valorização e qualidade de vida, de atenção psicossocial, de saúde e segurança no trabalho dos profissionais

20/10/2021 12h35
8
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
PM recebe comitiva do Pró-Vida e apresenta ações de valorização ao profissional da segurança pública - Foto: Melânia Kássia/Governo do Tocantins
PM recebe comitiva do Pró-Vida e apresenta ações de valorização ao profissional da segurança pública - Foto: Melânia Kássia/Governo do Tocantins

A Polícia Militar (PMTO) recebeu tarde dessa terça-feira, 19, a comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, para uma visita de orientação técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida).

O objetivo da visita é conhecer e difundir as boas práticas de valorização e qualidade de vida, de atenção psicossocial, de saúde e segurança no trabalho dos profissionais e ainda proporcionar o conhecimento da realidade de trabalho dos representantes do Pró-Vida em todo o Brasil.

A comitiva foi composta pela coordenadora de Políticas de Valorização Profissional, Wenia Alves da Silva; pelo perito criminal da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, Cristiano Abirached Junqueira Lopes; e da técnica superior penitenciária, Rubia Minuzzi Tschiedel.

Na ocasião, a tenente-coronel do Quadro de Oficiais da Saúde, Juliana Di Silva Oliveira, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Valorização Profissional da Corporação apresentou as ações do eixo de valorização profissional da PMTO.

“Na PMTO a implementação das políticas de valorização profissional está em fase de diagnóstico e estruturação, já temos algumas ações que são preconizadas como valorização profissional pelo Pró-Vida, dentre elas está o programa de tratamento à dependentes químicos, a assistência espiritual, avaliação periódica, o plano de saúde, dentre outros e agora estamos caminhando para um novo momento com a criação do Núcleo de Valorização Social que foi criado para fazer gestão de informação e gerir ações e programas”, ressaltou a tenente-coronel Juliana Di Silva Oliveira.

“As visitas são muito importantes, pois além de nos ajudarem a pensar sobre o que nós estamos fazendo no tocante à valorização do nosso profissional, trazendo olhares de outros órgãos de segurança, eles também trazem informações importantes do que está sendo aplicado e vem funcionando”, concluiu a coordenadora.

Para a coordenadora de Políticas de Valorização Profissional, Wenia Alves da Silva, o reconhecimento do profissional é de suma importância. “A ideia é reconhecer a importância do profissional que doa a sua vida em prol da sociedade, buscando o bem estar, a valorização e reconhecer a importância dele na sociedade, porque é ele quem está diuturnamente enfrentando, na linha de frente, todo tipo de ocorrência e essas visitas são importantes, justamente para o fortalecimento do vínculo pois é possível conhecer a realidade e necessidades de cada instituição para poder contribuir de forma positiva em todas as ações que estão sendo construídas pensando no bem estar do profissional”.

“Essa visita da comitiva é muito importante para a Polícia Militar pois possibilita que a equipe da coordenadoria geral, conheça a nossa realidade para que possamos estreitar a parceria e futuros convênios com o Governo Federal”, destacou o coronel Marizon Mendes Marques, subchefe do Estado Maior da PMTO.

A equipe visitou ainda as dependências da Diretoria de Saúde e promoção Social (DSPS); a área destinada às novas instalações da DSPS; o Centro de Atenção Integral à Saúde da PM (CAISPM); o 6º Batalhão da PM; o local da construção do núcleo de saúde; e a sala de Fisioterapia.

Sobre o Pró-Vida

O Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública tem como objetivo a valorização do profissional da área de segurança, com a função de elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social, bem como a integração sistêmica das unidades de saúde dos órgãos que compõem o Susp.

Com a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a partir da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, o Pró-Vida passou a fazer parte dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

Polícia Militar recebe visita técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida para profissionais da segurança pública em Palmas
Objetivo da visita é conhecer e difundir as boas práticas de valorização e qualidade de vida, de atenção psicossocial, de saúde e segurança no trabalho dos profissionais - Melânia Kássia/Governo do Tocantins
Polícia Militar recebe visita técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida para profissionais da segurança pública em Palmas
Comitiva durante visita técnica na PMTO - Melânia Kássia/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.