Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão geral homenageia agentes comunitários de saúde e debate PEC que fixa piso da categoria

Betina Carcuchinski/Prefeitura de Porto Alegre Comissão geral vai homenagear os 30 anos de existência dos agentes de saúde O Plenário da Câmara d...

30/11/2021 17h05
8
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Comissão geral vai homenagear os 30 anos de existência dos agentes de saúde - (Foto: Betina Carcuchinski/Prefeitura de Porto Alegre)
Comissão geral vai homenagear os 30 anos de existência dos agentes de saúde - (Foto: Betina Carcuchinski/Prefeitura de Porto Alegre)

O Plenário da Câmara dos Deputados transforma-se nesta quarta-feira (1) em comissão geral para homenagear os 30 anos da criação da carreira dos agentes comunitários de saúde e de endemias e debater as propostas de emenda à Constituição (PEC) 22/11 e 14/21 e o Veto 44/21, que tratam do interesse da categoria. O debate será realizado às 9 horas.

A PEC 22/11 fixa regras para a remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Ela foi aprovada por comissão especial em 2017 e aguarda a apreciação do Plenário.

Aposentadoria especial
Já a PEC 14/21 estabelece o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aposentadoria especial e exclusiva, e fixa a responsabilidade do gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais.

O veto presidencial refere-se a dotação específica na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 destinada ao reajuste do piso salarial profissional nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.

A comissão geral terá a presença de especialistas indicados por diversos partidos. Veja a relação completa de convidados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio