Anúncio
Cidades Geral

Mercado de trabalho de Gurupi volta a reaquecer com diversas vagas de emprego

Em 2020, o cenário do mercado de trabalho em Gurupi, região sul do Tocantins, era de preocupação, com muitas pessoas procurando emprego em meio à pandemia.

12/01/2022 16h46 Atualizada há 6 dias
38
Por: Redação
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Por Amábile Miquelin

 

 

O jovem Alan Jhonata, de 26 anos, chegou a mudar de estado e procurar trabalho fora do Tocantins, por causa da dificuldade de conseguir uma vaga no município. Ele ficou desempregado por mais de um ano, mas conta que hoje a sensação é diferente: é uma “sensação de alívio”, descreve o jovem ao contar que está empregado na cidade.

 

Gurupi está recebendo empresas de diversos ramos desde 2021 e há uma demanda maior na procura por pessoas qualificadas. Há dois meses, Alan conseguiu um emprego formal no ramo alimentício e está confiante com o novo panorama e com a abertura de novas empresas. Segundo Alan, muitas contas estavam acumuladas, mas agora ele tem a garantia de que vai poder quitar as dívidas, que estavam tirando o seu sono.

 

“Essas empresas vão gerar bastante emprego para a cidade, e para os jovens que ainda vão se ingressar no primeiro emprego. É uma boa oportunidade para a população Gurupiense”, diz Alan Jhonata.

 

Quem viveu história parecida com a do jovem, foi a assessora de vendas no varejo, Adryelle Bispo. Ela ficou desempregada por mais de dois meses e hoje comemora a abertura de novos empreendimentos na cidade, devido ao tamanho do desemprego causado nos últimos dois anos. “É uma sensação boa, por muitos anos Gurupi não tinha tanto emprego sendo gerado. Quanto mais pessoas conseguem vaga no mercado de trabalho, mais a demanda de outras áreas vai crescendo. Quanto mais fonte de renda a cidade tem, mais fácil tudo evoluir e aumentar a demanda de vagas de emprego”, ressalta otimista a assessora de vendas.

 

 

Mercado reaquecido

 

A pandemia trouxe desafios para o mundo todo em 2020 e não seria diferente com a cidade de Gurupi, região sul do estado do Tocantins. Com uma população estimada em 88.428 habitantes, conforme o censo de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As consequências da pandemia trouxeram um grande impacto no mercado de trabalho, gerando demissões, que ficaram em torno de 11, 48% como mostram os dados do Cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED).

 

Mas no ano de 2021 o saldo voltou a se tornar positivo, fazendo com que o mercado do município voltasse a reagir. A cidade está em pleno desenvolvimento com a chegada de novos empreendimentos e geração de empregos com saldos positivos conforme mostra a tabela da evolução de empregos do CAGED.

 

Fonte: CAGED 2021

Gurupi é a terceira maior cidade do estado e polo regional, exercendo grande influência na região sul. Os setores de maior geração de empregos entre os meses de janeiro a setembro de 2021 na cidade foram os setores automobilístico, construção civil, comércio e agricultura.

 

O empresário Daniel Oliveira da Dona Maria Group, bar e restaurante, acreditou em Gurupi para abrir sua primeira filial fora da capital Palmas, que irá contratar, inicialmente, 40 colaboradores para o novo empreendimento na cidade.

 

“Acreditamos que com a vinda do shopping e de grandes marcas, isso vai fortalecer o comércio da cidade. Gurupi é uma cidade com um grande potencial não só por ela, mas também por todas as outras cidades ao entorno que agora não precisaram ir a Palmas para ter acesso a serviços que até então só tinha na capital”, explica Daniel Oliveira.

 

 

Prefeitura

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirma que está “buscando atrair novos investidores, para o Parque Agro Industrial”. Como contrapartida, a prefeitura ajuda no preparativo da terra e nos primeiros passos para a instalação. O município também dispõe de políticas de incentivo, com a parceria e a mediação dos incentivos fiscais do Estado.

Segundo a prefeita, há previsão de abrir uma nova unidade do parque industrial, devido à grande procura de investidores. Um dos pontos de destaque é o incentivo ao empreendedorismo, desenvolvendo na cidade áreas da produção agrícola, pecuária e abastecimento. Josi Nunes ressalta que a abertura de dois grandes empreendimentos que estão empregando hoje aproximadamente mil pessoas, colabora com esse desenvolvimento e atrai outros investimentos.

A prefeitura de Gurupi também desenvolve um trabalho junto ao Sebrae e o Banco da Amazônia, para a valorização do microempreendedor rural, com capacitações, investimento e financiamento para que esses microempreendedores comece o seu negócio e desta forma tenham o seu emprego e a sua renda, formando um conjunto de ações implementadas para o desenvolvimento econômico.

“Venham para Gurupi, a cidade tem uma infraestrutura muito positiva, está localizada numa posição forte, ou seja, no centro do Brasil. Nós temos aqui três universidades e isso é muito importante para quem quer empreender, então nós temos uma série de instituições que dão apoio, uma rede de apoio ao empreendedor”, enfatiza a gestora municipal.

Vagas e capacitações

 

A gerente do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Gurupi, Kellen Lima explica que o SINE oferece diversas oportunidades para auxiliar as pessoas que estão à procura de emprego.

 

“Percebemos que grande parte da população paralisou com a pandemia, uns desmotivados, outros com problemas emocionais e tantos outros desinteressados. É natural um pouco de retrocesso, uma vez que o problema de saúde não é local e sim global, impactou não só o trabalho, a economia, mas todos os setores” explica a gerente.

 

Desde o mês de maio de 2021, o SINE vem realizando capacitações online com certificados e obtiveram bons resultados. De acordo com Kellen Lima, os cursos contaram com mais de 100 participantes durante o ano passado. Uma das capacitações oferecidas foi o de Autodesenvolvimento pessoal e profissional.

 

A gerente reforça que “é muito importante que o trabalhador mantenha seu cadastro atualizado” para que receba informações sobre cursos e ofertas de emprego. Para isso, basta baixar o aplicativo SINE FÁCIL no celular ou smartphone, ou realizar o cadastro no site https://empregabrasil.mte.gov.br/. Caso haja erros no aplicativo, basta enviar a documentação pelo e-mail: [email protected].

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio