Geral Tocantins

Em parceria com Naturatins, prefeitura de Caseara realiza dia de atividades voltadas à conscientização ambiental

Agenda Ambiental tem como objetivo envolver toda a comunidade em ações artísticas, culturais e de conscientização sobre preservação do meio ambiente

10/05/2022 18h15 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Roda de capoeira com grupo Semear foi liderada pelo contramestre Kanguru - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Roda de capoeira com grupo Semear foi liderada pelo contramestre Kanguru - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Um dia de programação intensa, envolvendo toda a comunidade em atividades artísticas, culturais e de conscientização ambiental. Essa foi a proposta da Agenda Ambiental 2022, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Caseara, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação e Cultura, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), através da gestão do Parque Estadual do Cantão (PEC).

As ações propostas, nessa segunda edição da Agenda Ambiental, iniciaram com o plantio de mudas de árvores nativas da região e contou com a ajuda dos alunos da Escola Municipal Aristeu Camargo. Paralelamente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou uma oficina especial, ensinando na prática, como fazer doces com sabores do Cerrado.

A oficina ocorreu no Centro de Visitantes do PEC e contou com a participação de assistido do Cras, além de mulheres da comunidade e professores das escolas municipais. Entre as delícias ensinadas e degustadas pelos participantes estavam o brigadeiro de murici e uma releitura do tradicional doce Romeu e Julieta, feito com buriti e leite em pó.

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Trajano de Almeida tiveram oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre demarcação de terras indígenas, quando debateram sobre a importância da preservação da cultura e do habitat dos povos tradicionais.

A programação contou ainda com apresentações artísticas de pessoas da comunidade e roda de capoeira com grupo Semear, liderado pelo contramestre Kanguru. Alunas da Pré-Escola Branca de Neve emocionaram com uma apresentação especial com o tema, Planeta Terra.

O secretário de Meio Ambiente de Caseara, Paulo Roberto, avaliou o evento positivamente, uma vez que consegue congregar toda a comunidade de Caseara em sua programação. Ele disse também que o evento retrata a importância das ações dentro da comunidade, além de conscientizar crianças e adultos por meio de ações multiplicadoras da educação ambiental. “Mulheres assistidas pelo Cras vão criando ideias para continuarem produzindo o que foi aplicado dentro das ações da agenda e o projeto vem somando dentro da comunidade casearense”, reforçou.

(Com informações de Marina Morena, inspetora de Recursos Naturais do Naturatins)

Em parceria com Naturatins, prefeitura de Caseara realiza dia de atividades voltadas à conscientização ambiental
Agenda ambiental foi realizada em Caseara e contou com o apoio do Naturatins - Naturatins/Governo do Tocantins
Em parceria com Naturatins, prefeitura de Caseara realiza dia de atividades voltadas à conscientização ambiental
Roda de conversa com alunos do ensino médio sobre regularização de terras indígenas - Naturatins/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio