Porém, apesar da aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF), e a garantia do Presidente Lula de que a lei será paga em breve, ainda há detalhes a serem discutidos e resolvidos.
Sendo assim, um importante encontro envolvendo entidades com ligação a categoria e o Governo Federal ocorreu na última quinta-feira (6).
Saiba o que foi discutido ao longo desta matéria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: ÓRGÃOS LIGADOS A CATEGORIA SE REÚNEM COM O GOVERNO FEDERAL PARA DEFINIR FUTURO DA LEI
O Fórum Nacional da Enfermagem informou, na quinta-feira (6), que ocorreu uma reunião com o presidente da CNTS, Valdirlei Castagna, e o diretor da FNE, Jorge Henrique, representando a enfermagem.
Ainda sobre isso, também estava na reunião Isadora Cartaxo, secretária-Geral de Contencioso da Advocacia-Geral da União (AGU), para debater os temas mais importantes para a categoria.
Na reunião foi solicitado que o documento, de Força Executória, algo que será feito pela AGU, tenha uma maior rapidez para ficar pronto.
Desta forma, o documento vai ser usado como um guia para a aplicação do piso salarial enfermagem no País.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2023: LULA AFIRMA QUE O PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DA LEI SERÃO FEITOS
O Presidente Lula informou na quarta-feira (5), na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que o piso salarial enfermagem será pago com os retroativos desde maio.
O seu comentário foi algo bastante comemorado pela categoria, já que aguarda o início do pagamento da medida no País.
De acordo com o Presidente Lula, o pagamento do retroativo dos salários do piso salarial enfermagem desde maio é uma forma de valorizar o trabalho da categoria:
“Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, dá comida, aplica injeção, mede pressão é exatamente o pessoal de baixo que trabalha.”
“E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado. E, por isso, a ministra Nísia tomou a decisão: vai pagar o piso e mais o atrasado desde maio e mais o décimo terceiro.”, afirmou.
O PISO DA ENFERMAGEM FOI APROVADO? PAGAMENTO DA LEI É LIBERADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO SETOR PRIVADO
O piso salarial enfermagem apenas deve entrar em vigor para a categoria no setor privado logo após os dois meses da publicação da ata do julgamento da lei no STF.
Por conta disso, tudo isso deve acontecer assim que as negociações sejam finalizadas antes do prazo estabelecido de 60 dias.Porém, uma outra importante solicitação da categoria, foi negada. o piso salarial enfermagem será relacionado a carga horária.
Sendo assim, se o profissional tiver uma jornada de trabalho abaixo de 44 horas semanais de trabalho, o salário será reduzido.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAIBA OS SALÁRIOS ATUALIZADOS QUE SERÃO PAGOS PARA A CATEGORIA
Confira os salários atualizados que cada profissional da enfermagem irá ganhar em seus contracheques assim que a implementação do piso salarial da enfermagem for feita em todo o País: