Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), os crimes de furto, estelionato e ameaça lideram o ranking dentre os 4,2 mil Boletins de Ocorrência registrados em Gurupi somente este ano. Foram 391 furtos registrados, 369 crimes de estelionato e 316 crimes de ameaça. Do total de boletins de 2024, os crimes registrados com base na Lei Maria da Penha somam 407 casos. Destes, 127 envolvem ameaça à vítima, 66 são de injúria e 65 de lesão corporal praticada contra a mulher.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o número total de boletins permanece o mesmo. Para o pré-candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB), é possível não apenas estagnar o crescimento destes números, mas também os diminuir: “Já apresentei minha proposta de criarmos uma Guarda Civil Armada para Gurupi. Mas tenho propostas que fogem do óbvio e garantem segurança para os nossos moradores: melhorias na iluminação pública, aumentar as parcerias com a Polícia Militar com ações educativas em diversas instituições e até empresas, instalação de mais câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade, parcerias do CAPS e CREA com instituições que já atuam no apoio aos adictos para combatermos o uso de drogas com campanhas contínuas”, exemplificou ele.
Cristiano enfatizou também a necessidade de implementar ações específicas para a proteção à mulher. “Assim como na segurança geral de Gurupi, a Polícia Militar também faz um trabalho espetacular na proteção às mulheres gurupienses. O que precisamos para apoiar ainda mais esse trabalho, é de ações preventivas e do acolhimento verdadeiro para mulheres e crianças que passam por todo tipo de violências, partidas daqueles que mais deveriam protegê-las. Nisso, já pedi ajuda para a minha esposa Juliana, que, com o movimento “Mulheres por Gurupi”, está na tarefa de ouvir essas mulheres, para juntas pensarem nas melhores soluções, não só na segurança, mas vários outros aspectos também”, destacou o tucano.
Guarda Municipal Civil Armada
Uma das principais propostas de Pisoni para a Segurança é a implementação da Guarda Civil. Ele defende que sejam profissionais concursados e constantemente capacitados para o serviço. Além disso, Cristiano destacou a importância desses profissionais estarem bem equipados. “É assim que garantimos a segurança, tanto dos profissionais, quanto da população protegida por eles. Temos exemplos de cidades que já implementaram e que deram certo: Palmas, Araguaína, Porto Nacional e até Colinas, que tem menos da metade dos nossos habitantes. Ou seja: É realizável e nós vamos fazer. O cidadão de bem quer continuar transitando tranquilo pela cidade. Merecemos isso”, finalizou Cristiano.
Mín. 25° Máx. 40°