Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16, pelo Instituto Veritá, de renome nacional, aponta que provável no segundo turno, Eduardo Siqueira Campos, da coligação Juntos Podemos Agir, vence qualquer adversário na eventual disputa.
Após divulgar números do primeiro turno em que indica a eleição de Palmas sendo decidida apenas no segundo turno, o Instituto Veritá ouviu os eleitores também em vários cenários de confronto entre apenas dois candidatos, simulando as possibilidades de enfrentamento no segundo turno. Nos dois cenários em que aparece confrontando com Janad Valcari (PL) e Junior Geo (PSDB), o candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, da coligação Juntos Podemos Agir sai vitorioso.
No primeiro cenário de segundo turno, Eduardo Siqueira Campos tem 50,1% enquanto Janad Valcari aparece com 49,9%, dos votos válidos, o que configura a vitória de Eduardo Siqueira Campos na disputa pela Prefeitura de Palmas.
Quando o cenário apontado ao eleitor é uma disputa entre Eduardo Siqueira Campos e Junior Geo, o candidato do Podemos chega a 61,9% dos votos válidos, contra 38,1% do candidato do PSDB. Resultado que também confirma vitória de Eduardo Siqueira Campos.
Primeiro Turno
A configuração de segundo turno é apontada pelo instituto Veritá ao apresentar os números da disputa no primeiro turno, apontando empate técnico dos dois primeiros colocados na pesquisa. A candidata do PL, Janad Valcari, aparece com 36,1%, enquanto Eduardo Siqueira Campos tem 29,7%. Junior Geo (PSDB) tem 21,2% e Lucia Viana (PSOL) tem 1,3%. Brancos e Nulos somam 6,1% e Não Sabem chegam a 5,6%.
Rejeição
Quando o instituto Veritá pergunta em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum, Janad Valcari aparece como a candidata mais rejeitada, somando 33,9%, seguida por Lucia Viana (PSOL) com 28,6%. Em terceiro lugar neste quesito, aparece Junior Geo com 20,1%. Eduardo Siqueira Campos é o candidato menos rejeitado com 17,3%.
Registro na Justiça Eleitoral
A pesquisa do Instituto Veritá foi registrada na Justiça Eleitoral (TRE-TO) com o número TO-01069/2024 e ouviu 810 eleitores entre os dias 07 e 12 de setembro, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Mín. 25° Máx. 41°